terça-feira, 24 de abril de 2018

Cipetur e Abrajet realizam I Congresso Internacional no Uruguai


Por Jociene Ferreira Pedrini e Igor Pedrini
Fotos: Igor Pedrini/ Arquivos/ Seleucia Fontes


Cerca de 100 jornalistas e convidados brasileiros estiveram reunidos no período de 10 a 15 de abril na cidade de Punta del Este, Uruguai, para participar do I Congresso Internacional da Abrajet. O evento foi realizado em parceria com a Cipetur (Círculo de Periodistas de Turismo do Uruguai) e no roteiro os jornalistas fizeram visitas técnicas aos estados de Maldonado, Colônia e Rocha.

A comitiva foi recepcionada por autoridades locais, entre eles, no estado de Maldonado, o diretor de Turismo, Luis Borsari, o prefeito interino de Punta del Este, Ravier Carballal e o governador interino, Jesus Bentacur. Já em Colonia, os jornalistas foram recebidos pelo diretor de Turismo, Andrés Sobrero, a sub diretora Cristina Otero, o governador do estado, Carlos Moreira e vereadores da cidade de Colonia del Sagramento. A visita pelo estado de Rocha iniciou em um delicioso churrasco uruguaio, na cidade de La Paloma, juntamente com a diretora de Turismo Ana Cláudia Caram, o prefeito da cidade de La Paloma, José Luis Oliveira, e o governador Aníbal Pereyra. 

Em Maldonado
Em Maldonado, a hospedagem foi no Tío Tom Arenas Resort, um delicioso complexo com chalés, natureza e praia particular com muito verde e uma brisa verdadeiramente uruguaia (como venta naquele país).
Foto aérea do Tío Tom Arenas Resort


 A cidade de Punta del Este é bastante tranquila e gostosa para caminhar. No comércio desde lojinhas de souvenir até lojas de grife como Carmen Steffans, Tommy, entre outras. Na culinária, os frutos do mar é uma boa pedida, mas as famosas parrilas uruguaias (carnes assadas com cortes diferenciados) também são ótimas para experimentar. Na sobremesa, os doces de leite uruguaios são de dar água na boca e um “postre” bastante famoso por lá é a panqueca de doce de leite, vale muito a pena experimentar. 
Lojinha de Souvenir no centro de Punta de Punta del Este

Na beira praia, apesar do clima um pouco frio neste mês de abril, os leões marinhos dão um show a parte ao subirem na encosta para se alimentar dos peixes a poucos metros do mar. A diversão noturna também é um dos pontos fortes da cidade, além de pubs e casas noturnas “de responsa”, o Cassino no Hotel Enjoy (antigo Conrad) também é uma boa diversão para os que gostam de apostar e se arriscar em jogos. 
Vista geral de Casa Pueblo

Outro lugar visitado foi a “Casa Pueblo”, do famoso artista plástico e arquiteto Carlos Páez Vilaró. Atualmente, uma cidadela-escultura que inclui um museu, uma galeria de arte e um hotel chamado Hotel Casapueblo ou Club Hotel Casapueblo, que fica dentro da estrutura. Está localizada em Punta Ballena, próximo de Punta del Este, no Uruguai Lá o pôr do sol ao som de poemas recitados pelo artista mostra-se um cenário encantador, romântico e de uma vista fantástica que traz paz, harmonia e tranquilidade.

Pôr do sol em Casa Pueblo



Em Colônia 

No roteiro do estado de Colônia, a primeira parada foi na cidade de Nueva Helvecia, especificamente no Hotel Nirvana, onde fomos muito bem recepcionados pela querida gerente Mónica Wibmer. Lá desfrutamos de um delicioso café da manhã e pudemos conhecer a estrutura do hotel, que nos lembra castelos antigos e uma paisagem encantadora. De lá seguimos para Colonia del Sacramento em uma coletiva de imprensa com as autoridades já mencionadas no Centro Cultural AFE com apresentação cultural do grupo “Rivangó” com seus tambores e danças típicas da região. A visita se estendeu pelo centro histórico, passando pela orla da praia. O ponto principal da visita foi o descerramento da placa da Abrajet em homenagem à Hipólito José da Costa, fundador da imprensa independente. 
Centro Histórico de Colonia del Sacramento



Em Rocha 

O gostoso churrasco uruguaio juntamente com autoridades locais deu às boas-vindas aos abrajetianos no estado de Rocha, na cidade de La Paloma. Além de La Paloma, passamos por La Pedrera (uma vilinha bem simpática que recebe muitos turistas no período carnavalesco), pelo Parque Nacional de Santa Tereza, que conta hoje com uma área de 3.000 hectares e mais de dois milhões de árvores utilizando-se não só exemplares da flora nativa do Uruguai mas também exótica. Bem cuidado e limpo, zeloso com o meio-ambiente, o parque teve inaugurado recentemente o roseiral mais importante do país, com mais de 330 diferentes espécies. O visitante conta com áreas de acampamento, providas com todas as comodidades. Destacam-se mais de 60 km de trilhas, quatro grandes praias com formações rochosas e pesca abundante, o conjunto da Fortaleza de Santa Teresa e outros, com destaque para um museu dedicado ao trabalho do historiador Horacio Arredondo na recuperação das fortificações da região.
Parque Nacional de Santa Tereza
Forte de Santa Tereza
Finalizamos o roteiro com as deliciosas “comprichas” no Chuí ( diga-se de passagem vale muito a pena e os preços estavam bem abaixo dos free shops convencionais). Apesar de cidade de fronteira, Chuí mostra-se curiosa pela divisa de países (Brasil e Uruguai) em apenas uma única avenida, de um lado Brasil e de outro Uruguai. Fotos no meio da rua são bem famosas entre os turistas que visitam a cidade. Vale destacar que todo o roteiro em Colônia a guia de turística do estado nos acompanhou com informações detalhadas e panfletos de todos os locais de visita. Não é exagero dizer, talvez, que seja um dos estados mais preparados para receber os turistas no que diz respeito à Comunicação institucional (fiz questão de parabenizá-las pelo trabalho oferecido aos jornalistas).


A Capital 

Montevideu é linda e quem tem pouco tempo na cidade, como era o nosso caso, vale a pena o passeio com o ônibus dos turistas que atravessa toda a cidade parando nos pontos turísticos. É importante dizer que o ticket se compra apenas nos hotéis e custa em média R$ 70 reais. Das 12 paradas estão museus, lindíssimas praças e jardins, mercado municipal onde se come comidas típicas (apesar do valor um pouco acima da média), além da parte velha da cidade com suas estruturas ainda do século passado. Ir ao Teatro Solis também é uma boa pedida, com atrações culturais para todos os gostos. Caminhar e andar de bicicleta pela orla do bairro Pocitos também é outro passeio agradável, com uma linda vista do mar, contudo o mar do Uruguai é de água fria, não são águas mornas como nas praias do Brasil. 

Além de destinos agradabilíssimo e conhecimento de história e cultura daquele país “hermano”, o I Congresso Internacional da Abrajet nos surpreendeu pela acolhida uruguaia. É preciso ressaltar o calor humano dos uruguaios, a simpatia das pessoas e a alegria de nos receber. Por onde passamos fomos bem recebidos. Primeiramente, pela recepção e toda a equipe de funcionários do Tío Tom Arenas Resort. Equipe jovem, sorridente e muito prestativos.
Parte da equipe do Tío Tom Arenas Resort
Obviamente, em seguida pelos fantásticos jornalistas uruguaios (não apenas o presidente da CIPETUR Roque Baudean – que esteve conosco o tempo todo – mas os amigos que lá fizemos – Liliana Díaz, Teresita, Rodolfo, Daniel, Raul, Cristina, entre tantos outros. Os vendedores de souvenir, os motoristas do Uber, os atendentes no aeroporto, todos muito felizes e satisfeitos com a nossa visita. 
O I Congresso Internacional da Abrajet no Uruguai já nos deixa muita saudade. Saudades dos novos amigos, saudades dos belos lugares que visitamos e prontos a recebê-los o mais breve possível. 
Adiós Uruguai, hasta agosto en el Congreso Nacional de Abrajet en Bahia! Nos vemos amigos!




2 comentários:

Lúcia Bichara é a nova secretária de Turismo de Camaçari

Por Benneh Amorin/ Assessoria de Imprensa  A economista Lúcia Bichara, nomeada pelo prefeito de Camaçari, Elinaldo Araújo, tomou ...